top of page

Quer ser feliz? Ame alguém capaz de amar

Quer ser feliz? Escolha alguém capaz de amar e que esteja disponível emocionalmente


Existe um grande número de pessoas que, devido à sua história de dor emocional (rejeição, abandono, críticas constantes e humilhações causados pelos pais) não desenvolvem a habilidade de amar e de conectar-se intimamente com o outro.

São pessoas que, apesar de desejarem um relacionamento, não estão disponíveis emocionalmente por estarem muito feridas em suas almas. Elas não conseguem sair de uma posição protetiva e se mostrarem de verdade pois têm medo de se expor e serem machucadas novamente.

Esse é um processo inconsciente de defesa que nem a própria pessoa consegue perceber. Nos relacionamentos afetivos, essas pessoas tendem a criar uma dinâmica que oscila entre proteger-se e “atacar” emocionalmente o(a) parceiro(a) por causa do alto nível de dor e insatisfação que sentem em relação a si mesmas. Algumas desenvolvem transtornos de personalidade (leia o artigo anterior) e os seus relacionamentos são sucessões de fracassos.

Se você quer viver uma relação saudável, identifique e escolha alguém que esteja disponível para amar. E como reconhecer alguém disponível emocionalmente?

Uma pessoa disponível:

Terá interesse genuíno em ouvir você;

Vai te respeitar como pessoa;

Conseguirá exercer empatia na relação;

Fará planos com você;

Vai compartilhar tempo e projetos com você;

Terá orgulho das suas conquistas;

Se mostrará por completo - qualidades e vulnerabilidades;

Apoiará e cuidará de você, quando preciso;

Vai amar você como você é;

Vai te elogiar e reconhecer as suas qualidades;

Te incentivará a crescer nas mais diversas áreas da sua vida;

Vai te admirar;

Vai dar risadas com você;

Vai te suportar nos seus dias difíceis;

Vai tentar acertar;

E mesmo não tendo TODOS esses comportamentos, essa pessoa estará disposta a investir para construir e melhorar a relação.

Não estou falando de um relacionamento perfeito, mas da disponibilidade de amar e conectar-se de verdade. Nem todo mundo que deseja uma relação saudável é capaz de construí-la.

Não existe relacionamento saudável e duradouro se não houver saúde emocional e disponibilidade para amar, de ambas as partes. Ninguém sustenta uma relação sozinho.

Quem é capaz de amar, é capaz de comprometer-se com o outro e investir no relacionamento.

Avalie se você ou o seu parceiro tem a capacidade de amar na prática. Caso não seja possível, busque ajuda profissional para compreender e curar as feridas que te impedem de amar de verdade e construir uma relação saudável.


Quanto mais consciente, melhor!

418 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page